Terra-Mãe...

Publicado primeiramente no livro Contradições, 1977, o poema Terra-Mãe, um dos que o renomado escritor brasileiro, Jorge Amado, destacou como um de seus preferidos, teve várias republicações. Todas em eventos culturais onde o meio ambiente e a saúde humana foram o destaque maior.

Na RIO-ECO 92 foi publicado em papel artesanal, com ilustração do artista plástico paraibano Tônio .

Em 2000 publicado em inglês e espanhol, com ilustração do pintor e gravador Hermano José. As palestras foram proferidas na Northem Illinois University e Universidad Nacional Autónoma do Mexico para estudantes da Língua Portuguesa.

Em 2006 foi projetado e distribuído no evento cultural “O meio ambiente está na moda e na arte”, promovido pela ONG-Acácia Pingo d'Ouro, em João Pessoa, Paraíba.

Em 2007 publicado no Canadá, em inglês, no livro de autoria da amiga xamã Two Moons.

De todas as alegrias que este poema me proporcionou, e o maior prêmio que como poeta recebi, veio de uma criança, de uma menina, que duvidou a princípio estar sendo apresentada à autora. Passado o espanto, disse iluminando a face de anjo e os enormes olhos azuis: eu sei o seu poema de cor! Academia alguma poderá oferecer maior galardão. Obrigada Marié!