SANTUÁRIO DEL CONDOR DE  LOS ANDES

 

  Iniciemos uma rara viagem oferecida pelas imagens do fotografo Juan Cortez. Doutor e professor, é verdade, contudo, a arte, a sensibilidade, para ele sempre falou mais alto. Esta exposição de fotografias nos oferece, além da beleza da Cordilheira Andina, fotos que são um apelo e também uma denúncia.  Tempo e espaço confundindo-se. Estamos no mirante denominado 'Santuário do Condor dos Andes', em Colca, Arequipa, Perú.

 Situado a mais de quatro mil metros de altitude, o local oferece ao turista, ou eventual pesquisador, um panorama ímpar. Com o olhar perdido na majestade da Cordilheira Andina eles esperam o ilustre visitante - o condor.  A ave tem, neste palco, um horário para entrar em cena, sempre pela manhã. Geralmente, a gigantesca ave surge, para a alegria dos que fizeram a difícil viagem até o belvedere. Todavia, algumas vezes, por motivos diversos, não comparece.

Na foto vemos o astro com os braços/ asas abertas como que para saudar os seres que estão no Santuário. Encontramos, na língua portuguesa, diversos os significados para a palavra SANTUÁRIO, comumente entendida como lugar sagrado, consagrado. A ecologia pontua que é uma área em que é proibida a caça em caráter permanente, a fim de se preservarem as espécies raras que nela habitam.

Santuário... Os dois significados, aqui, são pertinentes. Na mitologia Inca, o condor é considerado imortal, associado aos deuses que governam o Mundo Superior. Ave mítica que por seus diversos atributos, foi escolhida para ser símbolo de quase todos os países da América do Sul, talvez, porque simboliza força, sabedoria, poder. A presente Exposição remete com acerto aos dois significados: A denúncia porque o Condor é uma ave em extinção, e, o mítico.  O povo Inca nos deixou este legado:

"Quando a águia do Norte voar com o condor do Sul – despertará o espírito da Terra"       ( Profecia dos Incas Peruanos)

Sãos os tempos de hoje!

                                                                                        

Nenhum comentário: